Para muitos pode parecer óbvio, mas não é: férias são essenciais para sua saúde. Postergar este momento de descanso seja por não conseguir desligar do trabalho ou por receio de perder o emprego pode gerar um nível de estresse que quando acumulado trará danos graves a saúde.
Relaxar, desconectar, recarregar... a qualidade na performance no trabalho está totalmente ligada a estes três momentos. O descanso é fundamental para o cérebro se regenerar e continuar produtivo.
As pressões enfrentadas no dia a dia para produzir cada vez mais e melhor, entregar resultados com a máxima eficiência, a necessidade de agradar os gestores ou então o sentimento de que é necessário estar disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana geram uma tensão que ameaça à saúde mental dos trabalhadores.
Possivelmente você mesmo já decidiu postergar suas férias ou prorrogou descansos com a sua família para se dedicar ao trabalho. Ou então conhece alguém que costuma fazer isso. Este movimento é muito comum atualmente, no entanto isso não quer dizer que seja saudável.
Muito pelo contrário, trabalhar longos períodos sem descanso reduz a produtividade e o desempenho profissional. O cérebro cansado e esgotado não rende na mesma proporção que renderia se estivesse relaxado. E este cansaço passa a refletir no corpo inteiro através de dores localizadas e dificuldade de concentração.
Praticar atividades físicas e o contato com a natureza muitas vezes são deixados de lado por causa do trabalho. Desenvolver uma nova habilidade, se dedicar ao lazer, à família e aos amigos, tudo isso contribui para o descanso da mente.
As férias nos ajudam a aliviar as preocupações cotidianas, descansar é essencial para a manutenção da saúde mental e física. Além de permitir expandir as ideias, aumentar a criatividade e consequentemente o aumento da produtividade no retorno a rotina de trabalho.
Mas que fique claro, as férias devem ser usadas para nos desconectarmos. Não é necessário viajar ou sair da cidade, o importante é se desligar e utilizar este período para descomprimir. Deixar o profissional de lado e só reassumir este papel após o período de descanso.
A sua saúde mental, física e emocional vai te agradecer, pode ter certeza!