Já não é novidade para ninguém que as compras online estão cada vez mais populares no mercado, afinal, desde antes da Pandemia, uma alta nos números já podia ser notada ano após ano.
Entretanto, muita coisa mudou com as mudanças impostas pela crise sanitária dos últimos dois anos, gerando um impacto significativo na demanda por compras online e exigindo que empresas façam um investimento pesado em logística.
Mas, ao contrário do que pode parecer, esse aumento não aconteceu exclusivamente por conta de uma mudança de hábitos provocada pela pandemia: há alguns outros fatores que ajudam a explicar o grande aumento de vendas online.
Em 2021 tivemos 48,4% de aumento em relação a 2020 quando o assunto é e-commerce, e nesse texto veremos algumas nuances em relação à logística que podem ser observadas em um momento caracterizado por esse aumento. Confira!
A experiência do cliente
Entregas cada vez mais rápidas, a comodidade de receber produtos diretamente em casa, a praticidade de ter toda uma loja de qualquer produto na palma da mão, busca por melhores preços etc.: todos esses são motivos que, aliados aos acontecimentos dos últimos anos, contribuíram para uma mudança profunda nos hábitos do consumidor.
Além dessas mudanças do presente, o futuro também promete ser de consolidação para as vendas online. Segundo levantamento da Euromonitor em parceria com o Google, até 2025 o aumento no número de consumidores será de mais de 40%. O número é impulsionado pela chegada das pessoas que já nasceram na era do digital no mercado de trabalho e, consequentemente, no aumento do consumo de produtos comprados pela internet.
Com todas essas mudanças econômicas e culturais, a demanda ficou maior por quantidade e por qualidade. Dessa forma, o cenário ficou desafiador para a logística, que exige investimentos cada vez mais robustos por parte de empresas de todos os segmentos.
Não é só de B2C que vivem as entregas
Experiência do cliente, mudanças de hábito do consumidor... tudo isso parece um assunto bastante B2C, não é mesmo? Mas esse cenário também vem alterando o modelo B2B de negócio, afinal, é a partir dele que é feito o contato com fornecedores e entregas que geram a produção. E como sem produção não há vendas, a logística para alimentar o “chão de fábrica” também precisa ser impecável para atender às necessidades do consumidor final.
E em um momento de escassez de algumas matérias-primas e mudanças na logística por conta das demandas do mercado, o segmento de cargas expressas ganhou mais força. Termos como charter e hotline aparecem cada vez mais no vocabulário do profissional de compras, afinal, são serviços como esses que suprem as necessidades da indústria e evitam as temidas paradas na linha de produção.
Ter um parceiro agora é um diferencial competitivo
Já deu para perceber que as exigências do mercado pedem por diferenciais, certo? É nesse momento que ter uma parceria de qualidade com uma empresa experiente quando o tema é logística pode ser fundamental.
A Vésper Cargas Expressas está há mais de 17 anos no mercado, e nesse tempo fez parte de transformações profundas pelas quais a logística atravessou. Com isso, a empresa evoluiu e procurou sempre preservar a cultura de uma empresa próxima aos clientes, com um atendimento diferente no mercado, focado em entregar além de cargas expressas, soluções em logística que otimizam os processos do cliente.
Entre em contato com nossa equipe e conheça nossos serviços. Estamos prontos a ir mais longe junto com sua empresa!