Com o avanço da vacinação no mundo todo, a expectativa era de uma melhora econômica depois de dois anos repletos de dificuldades decorrentes da crise sanitária de Covid-19.
Entretanto, a projeção que era praticamente um consenso entre os especialistas no assunto, sofreu um abalo logo no início de 2022, quando o mundo se deparou com outro grande desafio: mais um conflito armado, agora protagonizado por Rússia e Ucrânia.
Os envolvidos no conflito são dois países que possuem grande importância no comércio internacional, e isso vem causando problemas que vão além da questão humanitária, afetando o mercado todo e, por consequência, o setor logístico.
Justamente para entender um pouco mais sobre os desafios que estão vindo por aí que a gente preparou um material informativo sobre o assunto. Confira!
A importância econômica da região
Para entender como a logística é afetada por essa guerra, conhecer mais em relação ao papel econômico da região onde acontece o conflito é fundamental.
Enquanto a Rússia é o maior país do mundo, a Ucrânia se destaca por ter o maior território inteiramente localizado na Europa. E em toda essa área ocupada pelos dois países, encontra-se um solo fértil e rico em commodities, além de um setor industrial importante.
Recursos naturais: como já é visto na mídia, a principal questão relacionada às commodities é o gás natural russo, que inclusive é apontado como uma das causas da guerra por alguns especialistas.
Além disso, o preço do petróleo subiu imediatamente após o início da guerra, o que afeta o mundo inteiro, aumentando o preço da gasolina, refletindo no aumento de preços de tudo o que se consome.
Alimentação: tanto a Rússia quanto a Ucrânia figuram entre os dez maiores produtores de trigo do mundo, e o impacto de uma guerra no território pode prejudicar a indústria em todos os continentes. Além do aumento de preço por conta da escassez, alguns países podem aumentar os números de exportação desse recurso, o que altera as rotas comerciais que conhecemos.
Semicondutores: com certeza uma das maiores preocupações do mercado no momento é em relação aos semicondutores. Isso acontece porque eles passam por uma cadeia de produção global, que inclui Rússia e Ucrânia, até chegar às fábricas. Com isso, o grande desafio no momento é encontrar alternativas para não parar a produção de diversos bens de consumo.
A questão logística
O Mar Negro é rota marítima de muitas importações com o Brasil como destino, incluindo muitas peças que abastecem o setor industrial. Com o fechamento dos portos ucranianos e embargos à Rússia, tudo deve ser alterado, demorando mais, e podendo atrasar a produção. Além disso, a diferença também deve ser sentida no bolso, já que isso tudo aliado ao aumento no valor de combustíveis faz o valor do transporte de cargas subir.
O resultado disso é preocupante, pois além do aumento de gastos, o atraso na importação pode causar paradas na linha de produção de algumas das principais indústrias do Brasil. Dessa forma, o mercado nacional perde tempo e dinheiro, precisando se desdobrar para conseguir seguir produzindo com qualidade.
Sua empresa não pode parar
Na indústria, há sempre a possibilidade de desafios baterem à porta sem que a gente espere, ter parceiros com soluções em logística pode ser o que você precisa para não parar a linha de produção.
Com 16 anos de experiência no mercado, a Vésper é referência quando o assunto são cargas expressas, e pode ser sua parceira para os momentos imprevisíveis. Converse com nossa equipe e conheça um pouco mais sobre nossos serviços!