Imagine a seguinte situação: uma montadora com mais de 60 mil funcionários se depara com a falta de estoque de uma peça automotiva que ameaça parar toda a cadeia produtiva e gerar um enorme prejuízo. O que é preciso para resolver um imprevisto como esse? Como evitar uma parada na produção?
A resposta para as duas perguntas pode ser resumida em uma palavra: logística. Com um bom planejamento logístico é possível resolver diversos imprevistos, não parando a produção e evitando prejuízos. E para você saber como uma grande operação logística acontece, preparamos um texto que mostra como funciona a atuação de uma empresa de cargas expressas a partir de um case que aconteceu em fevereiro desse ano, com a Vésper atendendo uma montadora que precisava de um serviço rápido e eficiente.
O planejamento e a tomada de decisão
Um problema logístico pode surgir a qualquer momento, afetando completamente a forma com que será feita a comunicação para o planejamento. As empresas de cargas expressas recebem a solicitação por diversos canais, que variam de acordo com a necessidade e características do cliente, ou seja, a demanda pode chegar via e-mail, telefone, mensagem de WhatsApp... tudo vai depender do que o cliente precisa no momento!
Após a solicitação, a organização de toda a operação é elaborada, e esse processo exige muita agilidade. No caso do atendimento à montadora, o planejamento foi apresentado ao cliente em apenas 5 minutos, e a operação iniciou no instante em que tudo foi aprovado. Ou seja: às 14h a Vésper recebeu a demanda, e após 20 minutos iniciou a parte operacional.
Contatos estratégicos fazem a diferença
No caso da montadora atendida pela Vésper, a carga se encontrava em Porto Alegre e tinha como destino o estado de Pernambuco. Apesar da capital gaúcha ter um aeroporto internacional, logisticamente foi mais interessante buscar a carga e trazer para o aeroporto de Caxias do Sul, que permitiu com que os voos fretados pela Vésper decolassem em sequência para levar a carga ao destino: tudo graças ao bom relacionamento que a empresa tem com os aeroportos, construído ao longo dos 15 anos de experiência no segmento.
Os horários e prazos da operação
Desde o primeiro contato, o prazo era claro: para não parar a produção por três dias, as peças deveriam estar em Pernambuco naquele dia. Para agilizar o processo, a equipe da Vésper apresentou a solução de enviar a carga em duas etapas: uma parte no primeiro dia, outra no segundo. Assim, a produção não parou em nenhum momento e a logística foi otimizada.
No primeiro dia, após o início da operação às 14h20, as peças chegaram em Caxias do Sul às 17h30, quando iniciou-se o carregamento de quatro aeronaves que partiram do aeroporto de Caxias do Sul rumo a Pernambuco em sequência. Com isso, o cliente final teve sua demanda atendida cerca de uma hora antes do prazo.
No segundo dia, o processo se repetiu, com início da operação às 18h com decolagem dos aviões carregados rumo ao seu destino por volta das 22h. O horário, considerado tarde para uma sequência de decolagens, necessitou de uma liberação por parte do aeroporto que só foi viável graças ao bom relacionamento que uma empresa como a Vésper possui com o empreendimento, evitando que a produção parasse a qualquer momento.
Bom atendimento sob pressão é um diferencial
Uma empresa de cargas expressas como a Vésper naturalmente trabalha sob pressão, afinal, para um negócio recorrer à transportadora, algo não planejado aconteceu na produção. Por isso, não existe a opção de falhar novamente: a margem de erro é zero!
E para não haver qualquer risco de falhas na comunicação, os gestores da Vésper acompanharam a decolagem dos aviões in loco. Preparados para o trabalho sob pressão, a equipe se comunicou entre si e com os clientes por meio de vídeos e mensagens, evitando desentendimentos, otimizando o tempo e passando mais confiança ao cliente.
Mas afinal, como terminou essa história?
Para não ter a produção interrompida e enfrentar um prejuízo de milhões de reais, a montadora precisava que a Vésper fizesse toda a operação de atravessar o país em apenas 8 horas, mas com a Vésper foi diferente: tudo terminou com antecedência, em apenas 7 horas, graças à equipe especializada e focada que esteve envolvida na operação.
Assim, além de evitar um enorme prejuízo, a capacidade em atender ao cliente a qualquer momento, 24 horas por dia, 7 dias por semana deve ser ressaltada, afinal, a Vésper não para nunca!