Da demanda à solução: como uma operação urgente transformou a estrutura da Vésper

25/06/2025

Existem desafios que aparecem do nada e exigem mais do que uma simples entrega, pedem agilidade, organização e, principalmente, atitude.

E foi justamente isso que aconteceu aqui na Vésper Cargas Expressas, quando uma operação emergencial não só nos colocou à prova, como também impulsionou uma mudança significativa na forma como trabalhamos.

Acompanhe esse case e veja como nos reinventamos e passamos a oferecer soluções ainda mais personalizadas a cada cliente.

 

Missão dada é missão cumprida

Recebemos o contato de um cliente do setor automotivo com quem já trabalhávamos há algum tempo. A relação é no formato spot, ou seja, eles nos acionam pontualmente, especialmente em situações emergenciais, nosso ponto forte. Mas, dessa vez, o cenário era um pouco diferente do que estávamos acostumados a operar com eles.

Em vez de um transporte urgente pontual, o cliente solicitou uma operação planejada de uma semana, com o uso de três veículos por dia, em horários fixos e com um nível de acompanhamento bem mais intenso (de hora em hora), com informações da localização, distância percorrida e o quanto faltava até a chegada à unidade. Era o tipo de desafio que exigia atenção redobrada e máxima organização.

O motivo? A produção da fábrica não poderia parar e essa operação iria transportar as peças que evitaria essa situação, por isso, a logística dessa operação precisava ser muito bem desenhada.

 

No ritmo da urgência: como superamos este desafio

Na época, não tínhamos um terceiro turno estruturado. Então, a solução foi colocar o time em plantão, estendendo o horário de trabalho, despertador no celular para garantir os follow-ups e dedicação total das equipes para garantir que tudo ocorresse perfeitamente — e ocorreu!

Foi uma verdadeira operação de guerra. Gente do time virando a noite acompanhando veículo por veículo. E esse esforço fez a gente perceber uma coisa: a demanda por atendimento noturno já era real, e não só desse cliente.

 

O nascimento do terceiro turno

Esse case foi o ponto de partida para um estudo interno: estava mais do que na hora de termos um time 24h por dia de forma presencial em nossa sede. E assim nasceu o terceiro turno!

Hoje temos uma pessoa dedicada no rodoviário durante a madrugada, que atua tanto em Soluções (comunicando status das cargas aos clientes) quanto na parte Operacional (com as emissões, por exemplo). No aéreo, temos duas pessoas focadas exclusivamente no atendimento noturno e nos follow-ups.

 

O resultado: estrutura 24h e clientes satisfeitos

Atualmente, a operação com esse cliente segue firme, exigindo ainda os retornos de hora em hora em algumas operações. E o melhor: agora isso acontece de forma natural e fluida. Cada pessoa sabe seu papel, o turno funciona como qualquer outro, e o feedback dos clientes é extremamente positivo.

Além disso, o volume de demandas na madrugada só cresceu. A estrutura que nasceu como resposta emergencial e virou mis um diferencial competitivo que nos permite abraçar operações urgentes e fora do padrão.

 

Precisando de uma solução fora da curva?

Na Vésper Cargas, somos especialistas em atendimentos urgentes e personalizados, inclusive fora do horário comercial.

Fale com o nosso time comercial e descubra como podemos ajudar sua empresa a ir mais longe, sem parar, nem de dia, nem de madrugada. Clique aqui e fale com a gente agora mesmo!

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