Para que uma empresa cresça de forma sustentável é preciso que a gestão seja altamente perspicaz em identificar oportunidades e atuar com agilidade para aproveitar as chances que o mercado oferece. Foi isso que aconteceu com a Vésper quando o Diretor Comercial, Rafael de David, teve a ideia de estruturar equipes dedicadas para cada serviço que a empresa oferece, inovando no setor de empresas de cargas expressas.
O início da estratégia
“Nós, que somos líderes, com o tempo vamos aprendendo a observar todos os aspectos como oportunidades e eu senti que esse movimento seria natural à medida que a nossa carteira de clientes fosse aumentando. Aos poucos comecei a estruturar as novas equipes, aumentar o espaço físico da Vésper para melhor acomodá-las”, relembra o diretor.
Atualmente, a Vésper oferece cinco soluções diferentes: Charter, Express, Personal, Special, Economic (você conhece mais sobre cada uma delas aqui). Embora cada uma utilize um meio de transporte específico, a Vésper constrói estratégias individuais para cada demanda. “Para cumprir o prazo do cliente é preciso que exista uma adaptação de rotas. Por isso o responsável pelo planejamento da logística precisa conhecer bem o seu setor para oferecer diferentes meios de transporte. Uma encomenda pode sair do local de partida de carro, viajar até outro estado de avião e chegar ao seu destino final de caminhão, por exemplo. O cliente não vai saber solicitar isso, aí que entra a nossa expertise”.
Profissionais mais capacitados
Ter bastante conhecimento é o que permite que ações como essa aconteçam. Este foi outro ponto observado pela gestão, que ao criar as novas equipes, abriu espaço para que os colaboradores tivessem mais condições de se aprimorar em cada solução. Mesmo assim, Rafael defende que a experiência é o melhor professor.
“Hoje em dia trabalhamos com bastante sinergia entre as equipes para que trocas possam acontecer e a cada novo desafio superado o profissional se sente mais qualificado para executar o seu trabalho”.
A valorização do amadurecimento do colaborador dentro da empresa é reconhecida e incentivada pela Vésper, que acredita que uma equipe com valores alinhados pode ser transformada em uma equipe extremamente produtiva, enquanto o contrário é muito mais desafiador.
Cada equipe trabalha diretamente com os clientes, resolvendo demandas, cumprindo prazos e garantindo que todas as entregas sejam realizadas com sucesso e segurança. Diversos benefícios foram rapidamente percebidos após a implementação das equipes dedicadas:
- O profissional é incentivado a se capacitar e tornar-se especialista na função, o que resulta em oportunidades de crescimento e reconhecimento para ele;
- O cliente passa a receber um atendimento ainda mais personalizado com estratégias focadas em resolver cada caso de forma individual. Além disso, o tempo de resposta, que já era pequeno, foi reduzido;
- O mercado se beneficia desse posicionamento mais competitivo da Vésper, que acelera a evolução do setor.
Com isso, a Vésper atinge seu objetivo de ser resolutivo e continuar ocupando um lugar de referência no mercado de cargas expressas, com clientes satisfeitos e acompanhando as tendências de atendimento personalizado.
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