O movimento do mercado logístico não está apenas no transporte de cargas que acontece a cada minuto, mas também, nas transformações recorrentes que ocorrem no mundo e têm influência direta no setor. Com isso, a logística hiperflexível aparece como uma solução eficiente para atender as demandas que surgem a partir destas rápidas mudanças.
Mas afinal, o que é a logística hiperflexível?
Quando falamos em flexibilidade no setor logístico, trata-se de uma adaptação ágil por parte das empresas para conseguir solucionar as demandas dos clientes. Para isso, uma série de fatores são levados em consideração, com ferramentas que permitem mais rapidez nas ações que são tomadas.
O objetivo da logística hiperflexível, claro, é melhorar custos e resultados para as empresas. Desta forma, o fluxo leva à modernidade e a tecnologia.
Quer saber mais sobre logística? Confira nossa matéria sobre o segundo semestre do setor no Brasil.
Como colocar em prática a logística hiperflexível?
Para fugir do tradicional dentro da logística, muitos são os caminhos que podem ser tomados. Com o avanço da tecnologia, a flexibilidade aparece justamente como uma oportunidade de colocar em prática novas ferramentas e sistemas constantemente. Conheça alguns dos processos que podem contribuir para a uma logística hiperflexível:
- Entregas flexíveis
A pressão por entregas no menor tempo possível não é novidade para o setor logístico. Entretanto, com os avanços no mercado, estes prazos estão cada vez mais curtos. Com a tecnologia, a partir de sistemas de rastreamento ou processos automatizados, é possível criar soluções para melhorar estes prazos, evitando gargalos na linha de produção.
- Variedade nos modais de transporte
Essa é uma prática já muito conhecida pela equipe da Vésper! Para melhorar a entrega, uma das soluções está na flexibilidade dos modais utilizados para o transporte de cargas. Portanto, na hora de planejar a entrega, utiliza-se tanto o modal rodoviário quanto aéreo. Uma combinação que pode gerar mais economia e rapidez!
- Terceirização do transporte de cargas
Ao terceirizar o transporte de cargas, a empresa contratante leva junto todos os benefícios que incluem atuar com especialistas de mercado, como a Vésper, por exemplo. Assim, existe a otimização das frotas e das cargas, possibilitando também economia com o envio de cargas compartilhadas.
Os custos são ainda são menores uma vez que a empresa pode reduzir o tamanho da sua frota e do estoque interno. A parceria de empresas confiáveis no mercado, com conexões estratégicas, gera a rapidez necessária dentro da logística.
Conheça todos os benefícios de contratar uma empresa especialista no transporte de cargas expressas.
Estes são apenas alguns dos benefícios da logística hiperflexível, que contribui com a superação dos desafios enfrentados pelo setor em um mundo que se movimenta em alta velocidade.
Para acompanhar mais novidades, que tal conferir outras matérias no nosso blog?