O ano de 2023 na Vésper

27/12/2023

Enquanto nos aproximamos do final do ano é vital parar por um momento para analisar tudo que vivemos. As oportunidades e dificuldades, os objetivos alcançados e os motivos que nos fizeram não atingir alguma meta. Este exercício não é apenas um momento nostálgico, ele serve para nos mostrar o quão longe chegamos e que o planejamento para o próximo ano deve ser tão ousado quanto nossa imaginação permitir.

 

O ano da Vésper

Um ano que iniciou com a incerteza que uma troca de governo sempre oferece, está encerrando como positivo e muito produtivo para a Vésper.

Assim como nos anos anteriores, dificilmente o mesmo segmento se mantém como principal na contratação de transportes e este ano não poderia deixar de ser diferente.

O segmento automotivo, que é um dos grandes responsáveis pelas compras de transportes urgentes, e em 2022 foi um dos principais em números de faturamento na Vésper, teve uma significativa redução nos envios este ano. Apesar desta redução no volume houve um crescimento no número de clientes deste segmento que passaram a contratar a Vésper.

Esta diminuição de participação do setor automotivo gerou uma movimentação interna para desenvolver nossa presença frente a outros segmentos para suprir esta demanda mais baixa. Podemos citar como consequência destas ações o crescimento principalmente no setor de alimentos e bebidas, seguido pelo metalmecânico e o aeronáutico.

 

Contratações e Investimentos

Com muito orgulho e certeza da participação da Vésper na evolução econômica da nossa região, comemoramos que este foi o ano em que foi realizado o maior número de contratações de pessoas no período de 12 meses. Consequentemente houve o aumento das equipes e desta forma a possibilidade de segmentar mais o trabalho e desenvolver as áreas internas para serem cada vez mais especialistas no seu trabalho.

Seja na equipe comercial, com diferentes times responsáveis por prospecção, atendimento ao cliente ou cotação. Ou então na operação, segmentando o trabalho em equipe aérea e rodoviária, com turnos cada vez mais estendidos para que a eficiência do processo seja sempre muito próxima do 100%. A capacitação da equipe foi uma constante durante 2023.

Estruturalmente também foi o ano com maiores investimentos. Ampliamos a nossa estrutura física de escritório e salas de reuniões em 100% com a construção de uma nova ala na nossa sede. Modernizamos nosso espaço com um alto investimento na área tecnológica, tanto em automação quanto em novos e mais modernos equipamentos.

Este foi o primeiro ano que a Vésper teve o setor de marketing totalmente interno com uma equipe específica para este departamento e isso possibilitou a criação e execução de projetos em um volume muito maior do que estávamos acostumados. Como por exemplo a Vésper Store, o Chef da Vez além de diversas ações de endomarketing que servem para motivar e integrar cada vez mais a nossa equipe.

 

Dificuldades e Oportunidades

A infraestrutura do país segue sendo uma das principais dificuldades enfrentadas no dia a dia pela Vésper seja por terra ou pelo ar. As condições ruins de muitas estradas e aeroportos, as diferenças tributárias dentro do nosso país que deixam as operações mais morosas nas entradas dos estados são pontos que impactam em 90% do trabalho diário.

Por outro lado, a possibilidade de ofertar uma gama maior de serviços de transporte é a principal oportunidade destacada por Rafael De David, diretor da Vésper. “Nós oferecemos muito mais que o aéreo urgente padrão, que por muitos anos foi o nosso carro chefe, hoje somos referência por outros serviços para muitos clientes”, cita Rafael. É justamente esta diversificação de serviços que está impulsionando a Vésper, as possiblidades de clientes e de transportes crescem exponencialmente à medida que as empresas passam a conhecer a versatilidade que nós oferecemos.

 

O Ponto Alto de 2023

Quando falamos em momentos marcantes muitas vezes fica difícil escolher apenas um e para destacar este ano que está encerrando o que chama a atenção do Rafael é que as metas estabelecidas lá em janeiro, e que naquele momento foram consideradas utópicas e ousadas demais, foram atingidas. Sejam metas de faturamento ou de crescimento e capacitação da equipe, o audacioso planejamento para 2023 foi, com muito trabalho e dedicação de todos, conquistado.

 

E para 2024?

Embalada pelos últimos meses, a Vésper preparou para 2024 o maior investimento em uma única ação institucional, que será a sua primeira participação na Feira Intermodal, programada para o mês de março em São Paulo/SP. “Estar no maior evento de logística da América Latina vai nos possibilitar receber clientes e parceiros que muitas vezes temos apenas contato virtual além de fixar ainda mais a nossa marca entre os grandes deste setor”, destaca o diretor da Vésper.

 

Além de todos os investimentos em estrutura e capacitação, a Vésper segue com o seu compromisso de manter a sua frota moderna e cada vez mais eletrificada, ter o seu ecossistema cada vez mais verde e sustentável utilizando e gerando energia limpa.

Evoluir em processos de compliance e seguir como uma empresa comprometida no seu propósito de entregar uma logística cada vez mais personalizada aos seus clientes é o que move a Vésper diariamente e no próximo ano não será diferente.

Compartilhe

Você também pode Gostar

Nov 13, 2024

Logística: muito além do transporte – conheça Jeffrey Kerr, da Vésper

Ler
Sep 19, 2024

Noite do Futsal: Vésper apoia Jogo do Rei Falcão

Ler
Aug 7, 2024

De pessoas para pessoas: Saiba como o atendimento humanizado da Vésper pode ser o diferencial que sua empresa precisa!

Ler