Quando pensamos em um futuro tecnológicos, robôs autônomos estão sempre figurando entre as primeiros coisas que vêm a nossa mente, não é? Acontece que esse futuro já está entre nós, inclusive quando o assunto é a logística. Afinal, os robôs autônomos já são tendência na logística global.
O que são os robôs autônomos?
Como o próprio nome já diz, os robôs utilizados na logística são autônomos, ou seja, não necessitam de um ser humano para realizar as tarefas designadas para si. Eles são conhecidos como AMRs, ou robôs móveis autônomos - em inglês, podemos nos referir como Autonomous Mobile Robots – que se movimentar a partir de um sistema de GPS.
Estes robôs foram desenvolvidos para contribuir com os processos logísticos, gerando agilidade e segurança, entre outros benefícios para a cadeia. São equipamentos de alta tecnologia que podem ser inseridos em pontos de armazenamentos para criação de rotas e ciclos de movimentação de carga e produtos. Em outras palavras, os AMRs podem deslocar cargas em depósitos, evitar problemas de estoque e efetuar o trabalho pesado que poderia gerar problemas de saúde às pessoas.
Segundo estudos desenvolvidos pela Gartner, empresa especialista em insights do setor, até o ano de 2026, 75% das grandes empresas mundiais terão adotado alguma forma de robôs inteligentes para automação dos processos logísticos. O crescimento significativo se dá pela capacidade dos AMRs em solucionar problemas urgentes no mercado.
Descubra os benefícios de utilizar um robô autônomo na logística
Contar com robôs automatizados significa adentrar de vez no mundo da indústria 4.0 e, com o avanço tecnológico, essa possibilidade está cada vez mais acessível e completa. Investir em AMRs deve ser visto como uma estratégia a longo prazo, ao invés de uma despesa. Conheça alguns dos benefícios de utilizar um robô automatiza na logística de cargas:
Segurança
O uso de um robô para realizar o pesado trabalho de deslocamento de cargas é uma solução que gera muito mais segurança dentro das transportadoras. Afinal, a maioria dos locais utilizam empilhadeiras e outras máquinas similares – isso sem mencionarmos os próprios trabalhadores que carregam caixas – que apesar de eficientes, na movimentação de paletes e outros itens extremamente pesados, também representam problemas de segurança, principalmente quando operadas por funcionários sem treinamento especial.
A substituição por robôs móveis leva mais segurança à empresa, reduzindo os riscos de acidente na função, como problemas relacionados a dores nas costas, ferimentos e quedas de cargas capazes de machucar gravemente uma pessoa. Desta forma, além de garantir a segurança dos funcionários, também são reduzidos índices de afastamento do trabalho.
Agilidade e eficiência
Os progressos que vemos no mundo da robótica permitem que um robô móvel autônomo execute diferentes funções com excelência. Quando configurados para o transporte de cargas, contribuem para a agilidade dos processos, uma vez que possuem a capacidade de atuar com rapidez e podem reduzir o tempo de deslocamento que seria feito por uma pessoa.
Muitos dos AMRs já disponíveis no mercado são desenvolvidos com funções que evitam o “desperdício de movimentos”, por exemplo. Este tipo de solução é possível devido aos tecnológicos sistemas de GPS aos quais são conectados, que traçam rotas precisas para a sua movimentação.
Flexibilidade e assertividade
Como citamos, os AMRs são completos, portanto, um mesmo robô pode executar diferentes rotas para o transporte de cargas em um mesmo dia. Essa flexibilidade é ideal principalmente para empresas com uma ampla variedade de peças e produtos, onde o deslocamento de material é variado. Além disso, por meio do monitoramento remoto, por exemplo, o gestor, a partir de qualquer localização geográfica, poderá acessar o sistema do robô e controlá-lo com facilidade.
Redução de espaço
Normalmente, um robô autônomo é muito mais compacto que as grandes e robustas empilhadeiras e, ainda assim, é capaz de executar o mesmo trabalho. Assim, em comparação, eles ocupam muito menos espaço na planta.
Outro diferencial que permite um melhor aproveitamento do espaço está no dinamismo dos AMRs. Como os robôs móveis autônomos permitem arranjos de piso muito mais dinâmicos em relação aos sistemas de transporte, eles se encaixam facilmente em qualquer planta baixa.
Estes são apenas alguns dos diferenciais desses robôs que fazem deles uma solução inovadora e eficiente para o setor de logística e cargas expressas. Agora, é manter-se atento às evoluções e possibilidades da indústria 4.0 para manter a sua empresa atualizada e integrada ao mercado.