De acordo com dados do governo, existem 2.463 aeroportos em todo o Brasil. No Sul, no Norte, grandes, pequenos, nacionais ou internacionais, não importa: todos fazem parte de operações logísticas.
A importância deles fica mais evidente nas entregas urgentes, já que os aeroportos são fundamentais para modalidades de operação com cargas expressas. Afinal, é o tipo de entrega que mais precisa utilizar o modal aéreo de transporte, como no caso do Vésper Charter, por exemplo.
Além de serem utilizados como pontos estratégicos para agilizar as entregas, os aeroportos otimizam a logística por meio de sua estrutura, o qual podem agilizar os processos que fazem parte da operação.
E é claro que os aeroportos também são influenciados pelo o que faz com que o mundo fique cada vez mais tecnológico.
Para o futuro, a SITA (Sociedade Internacional de Telecomunicações Aeronáuticas) projeta mudanças no transporte aéreo, com novas tecnologias que permitirão a divisão de etapas de uma viagem e mais eficiência por meio da inteligência artificial. Confira nesse texto como a modernização dos aeroportos afeta a logística das cargas expressas!
Descentralização das etapas da viagem
Hoje em dia várias etapas burocráticas são feitas no aeroporto, causando estresse. A previsão da SITA é que sejam desenvolvidas soluções para isso, com a rastreabilidade de todos os objetos levando rapidez a processos que hoje demandam muito tempo (e muita paciência).
Dessa forma, a verificação alfandegária e a autorização de viagem podem ser feitas antes do voo, assim como a entrega da bagagem, que pode ser realizada em outro ambiente após o desembarque. Tudo para facilitar a vida do passageiro, que dessa forma passará menos tempo dentro do aeroporto e mais tempo focando em outras atividades.
Entre a ampla gama de serviços que a Vésper oferece está o Personal, um serviço que se destaca por oferecer exclusividade. Ideal para pequenas entregas com grande urgência, no Vésper Personal o trabalhador da empresa leva a carga como se fosse uma bagagem de passageiro até o destino, com o máximo de segurança.
Por isso, com a descentralização de etapas burocráticas que hoje estão concentradas nos aeroportos, o serviço ganhará ainda mais agilidade e eficiência.
Inteligência Artificial
Existe a chance da implementação do sistema Digital Twin no setor, que usará todos os dados do aeroporto e do voo para fazer simulações avançadas que projetam e simulam algumas situações. Com isso, a logística pode ser otimizada. Mas como?
Primeiramente, com a projeção de situações que podem ocorrer, o aeroporto pode antever e se organizar com antecedência para a decolagem ou aterrisagem, agilizando todo esse processo, com até mesmo algumas etapas disso tudo sendo automatizadas. Além disso, o voo ganha em segurança, já que além da previsibilidade de operações rotineiras, as situações de risco também podem ser observadas com antecedência.
Com 16 anos de estrada, a Vésper se destaca tanto pelo bom relacionamento com aeroportos, quanto por acompanhar as novidades do mercado para otimizar os seus serviços. Por isso, estamos preparados para todos os desafios que chegam aos aeroportos junto às novas tecnologias. Tudo para manter você em movimento!