Vida pessoal e profissional andam juntas, e não é raro ver alguém lembrar de uma mudança importante na vida relacionando à memória com a própria carreira profissional. Quando se está em uma empresa há quase 17 anos, isso fica mais evidente; esse é o caso do Junior, atual Gestor Operacional da Vésper.
Ele chegou na empresa em 2005, trabalhando meio período por dia, e desde lá passou por vários setores e cargos. Acumulando diferentes crachás e colecionando histórias que mostram muito das transformações que aconteceram na Vésper, no mercado e na própria vida do profissional, Junior leva consigo bastante da história da empresa. Confira o texto!
O primeiro momento
Junior conta que tinha apenas 17 anos quando surgiu a oportunidade de trabalhar em uma nova empresa de cargas que estava se estabelecendo em Caxias do Sul. Essa era a Vésper, que começou atendendo clientes da região e se estabelecendo na primeira das três sedes que já teve.
Nesse contexto, o na época Auxiliar de Operação conta que a Vésper buscava desenvolver o atendimento como um diferencial competitivo: cada cliente era o principal atendido pela empresa, sempre com o máximo de dedicação.
Passando algum tempo, de Auxiliar de Operação, Junior passou a integrar o time de vendas da Vésper. Em uma época diferente da atual, o profissional conta que o mundo estava menos digital do que hoje em dia, e as vendas eram feitas de porta a porta ao longo das ruas de Caxias do Sul.
Volta à operação
Após o período como vendedor externo, Junior continuou no time da Vésper, mas novamente no setor operacional. Essa mobilidade dentro da própria empresa é um dos diferenciais da Vésper, e garante que os profissionais possam conhecer melhor os diferentes trabalhos que são realizados. Isso garante a constante otimização de processo e impacta positivamente na hora de tomar decisões e prestar um serviço ao cliente.
Além disso, há a questão das oportunidades dadas pela Vésper. A empresa conta com a cultura de promover profissionais que já estão na equipe para outros cargos como forma de valorização, reconhecimento profissional e fortalecimento de vínculos entre os colegas de trabalho: essa medida também impacta nos resultados.
Gestor Operacional
Entre 2013 e 2014 foi um período de transformações para o Junior e a Vésper. Casamento, novo cargo e abertura de filial em São Paulo: como falamos no início do texto, vida profissional e pessoal andam juntas, e quanto maior o vínculo, maior a intensidade dessa relação.
Com a abertura da filial em São Paulo e o cargo de Gerente Operacional, Junior conta que ficava cerca de três meses por ano em São Paulo entre idas e vindas; tudo para organizar os processos operacionais da nova filial da Vésper. O processo se repetiu pouco tempo depois, quando a Vésper passou a atuar em Manaus.
Muita história para contar
Com passagem por diferentes setores, Junior assistiu às transformações pelas quais o mercado passou nesses anos por diferentes pontos de vista, e para ele, o diferencial da Vésper é ter acompanhado esse ritmo sem perder a essência de “empresa pequena”, não no sentido de tamanho, mas sim no sentido de reduzir distâncias entre a equipe e os clientes.
Atendendo às principais empresas de diversos segmentos industriais do país e percorrendo os quatro cantos do Brasil, a Vésper possui a capacidade de prestar a mais ampla gama de serviços de cargas expressas, entretanto, para toda entrega, vai realizar um processo sob demanda para atender ao cliente. Na mentalidade da Vésper, todo cliente é VIP.
Mas afinal, algo mudou?
Uma mudança notada pelo entrevistado foi a alta na demanda por cargas expressas. Anteriormente, as empresas trabalhavam com muito em estoque, hoje não. Essa mudança é cultural no mercado e busca dinamismo, aumentando o investimento em logística e evitando que o dinheiro fique “parado” dentro da empresa.
Além disso, Junior afirma que uma das coisas que mais chamava sua atenção no início da carreira era o cuidado com o processo de embalar cada entrega, proporcionado pelas condições de uma empresa recém fundada. Hoje em dia, não há esse tempo, mas claro: o cuidado ainda é o mesmo, com uma equipe que cresceu e se adequou ao momento.
Entretanto, esse cuidado especial permanece na cultura da empresa de várias formas: com rastreamento online em tempo real, com o atendimento próximo em um mundo cada vez mais automatizado e, claro, a principal marca da empresa: a atuação como uma facilitadora em logística para, além de realizar entregas, ajudar os clientes a ter uma melhoria nos processos por meio de uma atuação próxima.