Quem precisa passar pelo pedágio diariamente para chegar ao trabalho ou já ficou preso em engarrafamentos sabe como este processo de cobrança pode ser um inconveniente. O Brasil iniciou a utilização de um tipo de cobrança muito conhecido no exterior, o free flow. Neste artigo vamos te contar como ele funciona e quais as suas vantagens para o trânsito.
O que é o pedágio free flow?
O fluxo livre ou free flow, é um sistema automático de cobrança que funciona sem a necessidade de cabines e barreiras físicas, ou seja, o motorista não precisa parar para realizar o pagamento do pedágio. As tradicionais praças de pedágio são substituídas por pórticos equipados com câmeras e antenas capazes de identificar os veículos através da tag de cobrança de pedágio instalada no carro ou pela placa do veículo.
A cobrança, para os veículos que possuem tag, será debitada automaticamente como ocorre nas cabines automáticas atuais. Já para os veículos que não possuem este dispositivo, é necessário realizar o pagamento através dos canais digitais da concessionária da rodovia em até 15 dias. O não pagamento acarretará a aplicação de multa por evasão de pedágio.
Além de permitir uma viagem sem interrupções, o free flow contribui para a economia de combustível e da fluidez do tráfego isso porque não é necessária a redução de velocidade do veículo ao passar pelo pórtico. Outro diferencial deste tipo de pedágio é tornar a tarifa mais justa, a ideia é que o condutor pague apenas pelo trecho da rodovia que utilizar.
Free Flow no Brasil
O Brasil está iniciando a implementação do pedágio free flow, no início de 2023, entrou em operação o primeiro sistema deste estilo, ele foi instalado na BR 101, no trecho Rio-Santos. Os pórticos de cobrança automática foram instalados em três pontos: Itaguaí (km 414), Mangaratiba (km 447) e Paraty (km 538).
Seguindo esta tendência, o Rio Grande do Sul será o primeiro estado a adotar este tipo de cobrança em rodovias estaduais. Os pórticos estão localizados na Serra Gaúcha entre os municípios de Flores da Cunha e Antônio Prado. São seis estruturas previstas para entrar em funcionamento em dezembro e mais cinco a partir de fevereiro de 2024. Além da Serra o free flow estará localizado também no Vale do Caí.
Para as próximas concessões este provavelmente será um método muito adotado visto que torna a tarifa mais justa aos usuários e melhora o fluxo do trânsito.
As vantagens deste sistema são inúmeras, entre as principais podemos citar a cobrança proporcional pela distância percorrida, a melhora no fluxo do trânsito visto que não será necessário parar para realizar pagamentos.
As rodovias tendem a ficar mais ágeis e as viagens mais tranquilas. Todos irão ganhar com a modernização das estradas!