Projetada inicialmente para ligar o Brasil de norte a sul pelos trilhos, a Ferrovia Norte-Sul foi concluída este ano e se apresenta como mais uma opção de transporte no nosso país. No texto de hoje vamos te contar um pouco sobre a história desta linha ferroviária.
A história do transporte ferroviário no Brasil
Em 1854 foi inaugurada a primeira ferrovia brasileira, a Estrada de Ferro Mauá, com 14,5 km de extensão ligando o Porto de Mauá a Petrópolis, no Rio de Janeiro. O café foi o elemento central para a construção das primeiras estradas de ferro, com a expansão da atividade cafeeira a malha ferroviária foi crescendo também.
Após 1920, com o advento da era do automóvel, as ferrovias entraram em estagnação. Até a década de 1960, a rede ferroviária brasileira atingiu 38.000 km de linhas mas com a desativação de diversos trechos, o país conta hoje com aproximadamente 31.000 km de trilhos que são utilizados na sua maioria para o transporte de carga. Em comparação, os Estados Unidos, possui 293.000 km e a China, 124.000 km de linhas ferroviárias.
O transporte ferroviário, tão importante no mundo, ainda engatinha no Brasil. A falta de investimentos para a construção das ferrovias e o desenvolvimento das rodovias tirou a força da malha ferroviária no nosso país.
A dificuldade na continuidade dos projetos de planejamento logístico do país é um dos fatores para que não existam novos investimentos. A construção de ferrovias é um projeto de longo prazo, são obras demoradas, caras e com um retorno lento sendo necessária organização e planejamento do governo.
Ferrovia Norte-Sul
Uma obra idealizada em 1986, durante o governo Sarney, com o objetivo de ligar o país do porto de Itaqui/MA até o porto de Rio Grande/RS com 4.155 km de extensão atravessou diversas crises e reformulações.
Apenas em 2007, foi inaugurado o primeiro trecho entre Açailândia/MA e Porto Nacional/TO com 720km de trilhos. Em 2014 foi entregue a ampliação dos trilhos até a cidade de Anápolis/GO.
Para concluir a obra, em março de 2019, após a realização de um leilão, a ferrovia foi arrematada por 30 anos pela iniciativa privada para a construção dos trilhos faltantes além dos terminais operacionais necessários.
Em 25 de maio deste ano foi finalmente concluído o último trecho da estrada de ferro, depois de 36 anos, a um custo de mais de R$ 11 bilhões, a ferrovia foi inaugurada com 2.200 km de extensão, de Açailândia/MA a Estrela d’Oeste/SP, excluindo a região Sul do país que estava inicialmente no projeto.
No final do mês de setembro foi realizada a primeira viagem do percurso completo. Este é um momento histórico para o Brasil pois esta ferrovia permite aumentar o volume de carga transportada por uma grande distância, reduzindo custos e o impacto ambiental.
Hoje em dia os produtos mais transportados via ferrovia são grãos, produtos siderúrgicos e derivados do petróleo. Os valores elevados dos fretes, a falta de terminais intermodais como portos e áreas de armazenamos e a baixa velocidade de deslocamento das composições, no entanto são grandes gargalos hoje enfrentados pelos usuários do transporte ferroviário.
O aumento nos investimentos no transporte ferroviário tanto de carga quanto de pessoas, ajudaria a liberar as rodovias, reduziria custos e tempo de viagem.
O país só tem a ganhar com as estradas de ferro!