Contar com processos padronizados gera qualidade nos serviços, minimiza erros e otimiza o transporte
Você já deve ter ouvido falar nas certificações de ISO, não é mesmo? Normalmente quando pensamos neste tipo de selo, relacionamos com processos industriais. Contudo, no mercado de cargas expressas, a certificação também pode ser aplicada, gerando qualidade nos serviços, minimizando erros e otimizando o transporte.
O que é a certificação ISO9001?
Trata-se de um sistema de gestão da qualidade concebido para empresas melhorarem seu desempenho, garantindo a otimização dos processos. O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) contribui para que o gestor encontre e corrija processos ineficientes dentro da organização. Além disso, é uma forma de documentar a cultura da organização, permitindo que o negócio cresça mantendo a qualidade dos bens e serviços prestados.
O sistema foi criado pela ISO (International Organization for Standardization), organização fundada em 1946 e sediada em Genebra, na Suíça com o propósito de desenvolver e promover normas que possam ser utilizadas por todos os países do mundo para a padronização.
Qual a importância da certificação no segmento de cargas expressas?
Como comentamos, a ISO9001 contribui para a padronização dos processos, buscando a melhora dos resultados. “No caso do mercado de cargas expressas, acreditamos que a certificação passa a qualidade para o cliente”, explica Roberto Lopes Frois, executivo de contas da Vésper.
Na Vésper, a ISO9001 foi implementada em 2012. Desde então, anualmente a empresa passa por auditoria para a análise do atendimento das normas. O processo contribui para melhorar ainda mais os serviços da empresa, com a documentação completa da atuação diária. “Para nós, já é algo muito natural agora, mas no começo houve uma força-tarefa, principalmente para documentarmos tudo”, comenta o Roberto.
Assim, todos os processos para o transporte de cargas expressas contam com uma padronização, seguindo as normas e o procedimento desenvolvido anteriormente. Desta forma, tudo é desenhado pelo segmento operacional para que não aconteçam erros no transporte.
“É um diferencial muito grande no mercado, pois a maioria das empresas do segmento não seguem o padrão ISO”, diz Roberto. Além de reforçar a qualidade de atendimento da Vésper, a certificação ainda contribui para a contratação facilitada por parte de empresas que têm a exigência deste tipo de sistema.
A atenção para que os elevados padrões de qualidade se mantenham é constante, incluindo a busca por agentes de carga que também tenham esta preocupação. Assim a Vésper consegue atender com agilidade e segurança, garantindo todas as entregas no prazo estabelecido e sem problemas no processo.
Muito mais do que buscar uma certificação, a Vésper trabalha diariamente para atender com excelência em todos os serviços. A ISO9001 é apenas um reflexo da atuação comprometida de uma equipe especialista em logística.
Quer saber mais sobre como é o trabalho desse time? Então confira nosso blog sobre os bastidores de uma operação logística!