A Vésper está sempre em busca de novas formas de superar expectativas e oferecer um serviço diferenciado. A satisfação do cliente é mais do que um objetivo a ser cumprido, é um compromisso que norteia cada decisão.
E é com esse foco que a empresa inovou e criou um novo setor, o de Soluções do Cliente, uma iniciativa exclusiva que visa aprimorar a experiência dos clientes e desenvolver um atendimento ainda mais ágil, eficiente e personalizado. Continue a leitura e descubra mais informações.
Conheça a novidade da Vésper, o setor de Soluções do Cliente
É um setor que foi criado para suprir algumas necessidades internas e externas, como aumentar a qualidade no atendimento e prestar um serviço ainda melhor e mais próximo, 24h e 7 dias por semana.
Além disso, a pretensão era reduzir as demandas da área operacional, de modo que ela pudesse focar exclusivamente na operação em si das cargas. Ou seja, o setor de Soluções veio para atuar em parceria com o de operações, sendo uma “ponte” entre o cliente e a Vésper. Confira alguns processos e responsabilidades do setor:
- Acompanhamento de carga
A equipe é responsável por acompanhar as cargas e manter o cliente informado de todas as etapas do processo, especialmente as expressas e, em situações específicas, prestar um monitoramento mais detalhado e constante.
- Prioridades de acompanhamento
Damos uma atenção redobrada às cargas com prazo crítico e para os serviços expressos, ou seja, aqueles mais emergenciais, e que exigem maior controle de horários e entregas, como o Personal e o Charter.
- Gestão de comunicações
Monitoramos e criamos os grupos de WhatsApp com clientes para fornecer as respostas ou os direcionamentos referentes à carga no menor tempo possível. Dessa forma, se tem uma comunicação dinâmica e efetiva com cada cliente.
- Recusas e devoluções
Colaboramos com o time Operacional para direcionar casos de recusas (inconformidades com a encomenda no ato de entrega, erro de pedido, entre outros). Nestas circunstâncias, alinhamos em conjunto as melhores soluções para cada situação.
- Comunicação proativa
O setor informa o cliente sobre as etapas do processo logístico, status, confirmação de entrega, bem como contratempos durante o transporte ou quaisquer outros transtornos.
O processo de criação do novo setor
A ideia inicial partiu do Diretor da Vésper, Rafael De David e do Jorge Marchett Junior, Gerente Operacional, que identificaram a necessidade de um novo setor e decidiram implantá-lo a fim de melhorar os métodos internos e garantir que o cliente pudesse desfrutar disso também.
“O processo até a implementação do setor foi desafiador, até porque isso tudo aconteceu em um período que costumamos ter um fluxo de demandas extremamente alto, considerando o restante dos meses, que é a época de final de ano e férias e precisamos ser ágeis”, comenta Roberto Frois, Coordenador de Soluções do Cliente.
Outros desafios encontrados foram a criação das metodologias do zero, que precisaram ser implantadas, executadas e melhoradas durante o dia a dia e a falta de profissionais com experiência no ramo que, por consequência, torna mais lento o andamento das operações.
O time inicialmente contou com dois colaboradores que já faziam parte do time da Vésper e, atualmente, mais uma pessoa se soma à equipe. A previsão é para que, ainda neste ano, outras pessoas passem a integrar esse novo setor.
Apesar de recente, já é possível perceber melhorias no fluxo de trabalho do time, assim como a equipe já está recebendo feedbacks positivos por parte dos clientes que tiveram contato com o novo setor.
“A inciativa da empresa em criar esse setor foi muito interessante e surpreendente, pois como eu já atuava na equipe comercial, reconhecia essa necessidade, mas não imaginava que seria criado um setor específico para isso, já que nas outras empresas o que se vê é uma pessoa, no máximo, que fica responsável por passar as informações das cargas aos clientes“, complementa Roberto.
Próximos passos do setor de soluções
Embora recente, o setor já tem grandes expectativas para o futuro. A meta é agir de forma cada vez mais proativa, antecipando informações e soluções antes mesmo que os clientes as solicitem. Há também um esforço contínuo para aprimorar os sistemas internos, garantindo que todas as informações necessárias estejam acessíveis em tempo real.
“Ainda estamos em fase de análise e melhorias, mas nos próximos meses, o objetivo é consolidar ainda mais a estrutura do setor, ampliar sua atuação e reforçar a cultura de atendimento personalizado e eficiente, criando laços mais fortes com os clientes”, destaca Roberto.
Para a Vésper, a sua satisfação vale muito
O setor de Soluções do Cliente complementa o trabalho dos demais departamentos, elevando a qualidade das operações e transformando o que já é reconhecido pelos clientes em algo ainda mais eficiente.
Com essa iniciativa, a Vésper reforça seu compromisso com a inovação e com a excelência no atendimento, demonstrando que a satisfação dos clientes é, e sempre será, sua maior prioridade. Entre em contato com o time e descubra como podemos ajudar o seu negócio.