Por Rafael De David, Diretor da Vésper Cargas Expressas
Nos últimos anos, as mudanças climáticas têm afetado de forma significativa a vida de muitas comunidades ao redor do mundo e em nosso país. As recentes enchentes no Rio Grande do Sul, por exemplo, já somam mais de 2,1 milhões de pessoas afetadas e nos coloca diante da necessidade de repensar nosso cotidiano e buscar soluções sustentáveis em cada aspecto do nosso dia a dia, incluindo o setor logístico.
As mudanças climáticas que afetam diretamente a vida das pessoas também impactam as operações logísticas e influenciam a forma como o setor deve planejar e executar suas atividades, buscando formas mais sustentáveis e menos poluentes de mover recursos ou otimizando processos para que essas entregas ocorram de forma a reduzir ao máximo o impacto desses movimentos no meio ambiente.
Ainda que a implementação em larga escala de tecnologias sustentáveis, como veículos elétricos e energia fotovoltaica, enfrente barreiras, já é possível, pelo menos, explorar caminhos menos poluentes. Entre as opções que podem ser utilizadas, destaco:
Processos de distribuição mais descentralizados, reduzindo assim a dependência de grandes hubs e a necessidade de grandes deslocamentos;
Utilização de veículos elétricos para entregas urbanas de last mile (última milha) que podem ser carregados com energia captada por placas solares, o que reduz a pegada de carbono do processo – ação que a Vésper já vem adotando nos últimos anos;
Uso de modais alternativos como transporte marítimo (cabotagem) para reduzir o impacto ambiental;
Otimização das rotas e o compartilhamento de cargas entre diferentes empresas para reduzir o número de veículos em circulação e, consequentemente, as emissões de carbono.
Esses são apenas alguns caminhos que podemos pensar quando falamos de uma logística mais sustentável e que podem ser pontos de partida para uma discussão ainda mais ampla sobre o tema.
Aqui na Vésper, estamos comprometidos em integrar cada vez mais políticas de sustentabilidade em nosso planejamento logístico. Isso inclui ações que vão desde o transporte de última milha sendo realizado por carros elétricos até operações de longa distância otimizadas, garantindo que todas as etapas sejam conduzidas de maneira mais ecológica e eficiente.
Outra linha de atuação que já é realidade em nosso processo é a conscientização de times e parceiros sobre a importância de práticas mais verdes em nossas entregas. Colaboração que pode ser um catalisador para que mais players adotem práticas que reduzam o impacto ambiental em seus processos, refletindo assim em uma cadeia logística mais consciente, sustentável e eficiente.
Em tempos atuais, repensar a nossa atuação sob o prisma da sustentabilidade é uma responsabilidade de todo o nosso setor e estamos comprometidos em promover uma logística mais consciente e verde em nossos processos e em nosso dia a dia.