Não importa qual é o segmento, um dos conceitos mais abordados é o de sustentabilidade, aliado ao de economia sustentável: processos relacionados à utilização de recursos levando em conta a natureza. Ou seja, não é necessário destruir para construir.
Só que parece ser muito difícil aplicar esses princípios quando o assunto é logística. Mas sim, é possível que os dois possam andar juntos. Quer saber como? Confira os detalhes nesse texto!
Ligação entre logística e sustentabilidade
Muito mais do que construir uma imagem mais sólida e conquistar novos clientes, agir de forma sustentável, assim como nós, melhora todo o processo de produção. Ao que tudo indica, a logística pode ser prejudicial ao meio ambiente. Entretanto, essa realidade já está sendo mudada com o uso de estratégias.
Uma das técnicas utilizadas por muitas empresas é a de Logística Reversa, onde é feito o reaproveitamento de materiais oriundos da devolução de produtos e reciclagem de equipamentos que chegaram ao fim de sua vida útil. Dessa forma, a logística reversa atua de forma ampla onde as consequências – positivas – auxiliam diretamente no desenvolvimento da sustentabilidade!
Sustentabilidade X Operação de transporte
Um dos maiores desafios na prática da logística sustentável é a operação de transporte, que impacta negativamente o meio ambiente através da emissão de gases poluentes.
Para reduzir esse impacto, é essencial um planejamento de entrega por meio de rotas bem detalhadas. Dessa forma, as entregas podem ser realizadas em períodos mais curtos. E qual o resultado disso? Além de uma menor emissão de gases, há a redução de danos aos veículos e menor consumo de combustível.
Mobilidade de baixo carbono
Outra técnica utilizada por algumas empresas é a Mobilidade de Baixo Carbono: um tipo de transporte que emite menos carbono na atmosfera do que os meios tradicionais.
Diversas modalidades de veículos elétricos foram desenvolvidas a partir das inovações tecnológicas que ocorreram nos últimos anos, reduzindo o aumento do efeito estufa.
Além disso, os veículos elétricos já se provaram tão ou mais eficazes que os convencionais, podendo ser uma grande aposta no futuro.
Logística integrada
Como o próprio nome diz, a logística integrada ou colaborativa, ocorre quando um acordo é realizado entre uma empresa e seus parceiros, com o objetivo de otimizar os processos logísticos, ajudando o meio ambiente e reduzindo os custos da operação.
Logística verde
Também conhecida como Logística Sustentável, é mais uma forma de reduzir o impacto do segmento no meio ambiente, e pode ser usada de duas formas diferentes. A primeira, chamada de “do berço à cova”, onde a empresa que produz deve se responsabilizar pela destinação final dos produtos. Com esse método é possível minimizar os impactos no ambiente.
Já a segunda, denominada de “berço ao berço”, é em relação à continuidade de consumo por parte da sociedade. Entretanto, é essencial alimentar o ciclo biológico e o ciclo tecnológico das indústrias.
Ou seja, o que não for utilizado como nutriente para a natureza deve ser destinado às indústrias para que possam aproveitar como matérias-primas de qualidade.
Otimize sua logística com a Vésper!
Mais do que uma empresa de cargas expressas, a Vésper poder ser entendida como uma facilitadora de processos logísticos. Isso porque nossa equipe de profissionais procura ir além do serviço de entrega, atendendo o cliente sempre com prioridade, conhecendo processos a fundo e fazendo diagnósticos precisos a partir das informações coletadas. Tudo isso ajuda no desenvolvimento de soluções que otimizam processos logísticos me garantem que sua empresa continue sempre em movimento! Converse com nossa equipe e saiba mais.