Metanol verde: o futuro do transporte marítimo
A dinamarquesa Maersk Group atua principalmente no setor de transporte e energia, com uma meta ambiciosa, a qual é zerar as emissões líquidas em todas as suas operações até 2040. A empresa já escolheu a sua estratégia para atingir seus objetivos: o metanol verde.
Segundo eles, o metanol verde é a única solução possível atualmente, principalmente por seu caráter escalonável. Para que a utilização do metanol, que representa um grande passo para a energia verde, possa ser viável por grande parte do mercado, é importante que a produção aumente consideravelmente. A melhor maneira disso acontecer é por meio da colaboração de gigantes do segmento. Esse movimento está sendo liderado pela Maersk.
Você sabe o que é metanol verde?
O metanol verde é utilizado como combustível marítimo e deriva da biomassa sustentável (bioetanol) e do dióxido de carbono e hidrogênio produzido a partir de eletricidade renovável (e-metanol). É um processo que emite pouco ou nenhum gás com efeito de estufa.
A utilização desse combustível nos meios marítimos significa avanço tecnológico e sustentável para o setor e para o mundo, pois dessa forma os gases emitidos no meio ambiente reduzem drasticamente.
Metanol no Brasil
O Brasil é o segundo maior produtor de etanol no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. Esse dado indica que o nosso país é um possível grande fornecedor desse tipo de combustível para todas as empresas de transporte marítimo, o que será muito interessante quando o metanol for o principal combustível utilizado em navios.
Atualmente, transportadores globais começam a sinalizar seu interesse no combustível de baixo carbono, principalmente com a agenda sustentável batendo na porta das companhias.
A parceria das empresas permite que o bio e o e-metanol sejam desenvolvidos e produzidos em grande escala, tornando a distribuição possível em diversas regiões do mundo, possibilitando que a cadeia de valor líquido zerada seja uma meta alcançável. Acelerar o processo da popularização do combustível verde é um compromisso com a sociedade e com o meio ambiente.