Com o serviço aéreo da Vésper, despachamos a sua carga como a bagagem dos nossos funcionários
Os serviços para transporte aéreo de cargas são automaticamente ligados à agilidade, não é mesmo? Afinal, enquanto um caminhão leva até dias para atravessar o país, com um avião, isso pode acontecer em questão de horas. Contudo, em alguns casos de transporte de cargas, o modal aéreo também está ligado a empecilhos de burocracia e da malha aérea brasileira.
Pensando nisso, a Vésper desenvolveu o Personal. Neste texto, te contamos como o Personal reduz a burocracia do transporte aéreo de cargas.
O que é o Vésper Personal e como ele reduz o tempo de entrega
Trata-se de um serviço dedicado da Vésper para o transporte aéreo de cargas que é ainda mais ágil e seguro. Ele é indicado para a maioria das cargas, mas o transporte mais comum é de peças automotivas, de manutenção ou ainda documentos.
Mas calma, ainda não usamos um avião supersônico, porém conseguimos agilizar o transporte ao evitar burocracias e o corte de cargas. Para isso, como explica o nosso executivo de contas, Fabrício Rolim da Silveira, “enviamos a carga do cliente por meio da bagagem de mão ou despachada dos nossos colaboradores. Em casos necessários, isso pode ser feito com mais de uma pessoa”. O colaborador da Vésper comenta que já foram atendidas operações com o Personal com envios de até 300kg de carga, compartilhados entre 5 funcionários e cada um com 5 bagagens.
Desta forma, é possível evitar alguns processos demorados no transporte convencional de cargas aéreas. “Temos mais autonomia no tempo, pois quando a carga é despachada como bagagem não precisamos da liberação da aeronave para voo e conseguimos ainda pular o processo fiscal manual da SEFAZ,” aponta Fabrício. Assim, toda a parte burocrática de fiscalização e liberação de carga é reduzido, uma vez que a nota fiscal é enviada pelo sistema.
O Personal também gera mais agilidade na redução da burocracia relacionada aos horários de atendimento nos aeroportos. Conforme comenta Fabrício, “quando o transporte da carga é feito em um feriado ou durante a madrugada, muitos aeroportos não contam com um posto 24h da Secretaria da Fazenda, por isso, a liberação da carga acontece somente no próximo dia útil”. Quando o envio é feito como bagagem de passageiro, este problema é evitado, uma vez que o próprio profissional retira a mala e a encaminha para a próxima etapa da operação – e em algumas situações, até faz a entrega no destino.
Operação com bagagem evita o corte de cargas
O serviço hotline da Vésper ainda traz mais um benefício para o cliente: acaba com a dor de cabeça causada por cortes de carga durante o envio. Enquanto os aviões cargueiros exclusivos voam somente no trecho de São Paulo à Manaus, o envio de cargas aéreas não fretadas é feito em aeronaves comuns, onde a prioridade é das bagagens de passageiros e, também, de itens prioritários, como medicamentos, vacinas e perecíveis. Assim, em alguns casos, ocorre a remoção de uma carga já embarcada para priorizar o envio de itens urgentes. “Isso também acontece em épocas-chave, como o final de ano e períodos comemorativos, como a Páscoa”, diz Fabrício.
Com o Personal, este problema não existe, pois as bagagens dos passageiros são sempre enviadas com prioridade pelas companhias aéreas. Ou seja, assim que o nosso funcionário estiver com o embarque confirmado, você tem a certeza de que a sua carga chegará em segurança ao destino no horário combinado.
Ideal para imprevistos e envio de documentos
Apesar da possibilidade de envio da grande maioria das cargas por meio do Personal, ele é indicado especialmente para algumas situações. Por exemplo, por permitir o envio da carga como bagagem de mão, o serviço é ideal para o envio de documentos e informações confidenciais, que certamente estarão em segurança junto ao colaborador que realizará a operação.
Além disso, quando surgem imprevistos, o Personal também aparece como uma excelente solução. Isso porque, quando existe o risco de parada produtiva, o serviço permite o envio parcial da carga para suprir a demanda daquele período, enquanto o restante da matéria-prima ou do produto pode ser enviado a partir de outro serviço.
Como exemplo, nosso executivo de contas aponta que é comum algumas empresas enviarem pelo Personal peças que irão ser suficientes para a continuidade da produção por um tempo específico, enquanto a carga completa é transportada em maior quantidade com serviços como o Vésper Express. “Esse serviço atende uma demanda que percebemos no mercado que não é comum para empresas de grande porte, que acabam engessando os processos”, aponta Fabrício.
Uma carga transportada no eixo de São Paulo ao Nordeste chega no máximo 8 horas após o despacho. Para cidades como Manaus, normalmente o tempo médio é de até 10 horas. A agilidade nos serviços permite que a Vésper solucione o problema do cliente com eficiência.
Para saber mais sobre o Vésper Personal e entender se ele atende a demanda da sua empresa, fale com o nosso time comercial.